Seção de Projetos

 

Objetivo

 

A Seção de Projetos visa a Gestão de Documentos nas Unidades Administrativas e Acadêmicas da UFRJ, atuando na análise dos dados, identificando os problemas e propondo soluções para a organização dos arquivos institucionais de acordo com a legislação vigente.

 

Atribuições

 

  • Orientar as Unidades da UFRJ na solução dos problemas referentes à gestão documental, bem como a aplicação das normas técnicas e legislação;
  • Realizar visitas técnicas às Unidades da UFRJ, através de solicitação das Unidades interessadas;
  • Diagnosticar a situação dos arquivos institucionais;
  • Criar projetos de melhorias para os arquivos das Unidades, visando à padronização dos seus acervos;
  • Elaborar planos de trabalho para a execução das atividades;
  • Atuar na gestão de documentos dos acervos institucionais, quando for o caso;
  • Assegurar a produção, administração, manutenção e destinação dos documentos;
  • Avaliar a documentação de acordo com os valores, estabelecendo critérios para o seu destino;
  • Garantir a disponibilização da informação para a tomada de decisões de caráter institucional;
  • Elaborar relatórios das atividades desenvolvidas nos Arquivos da UFRJ, pelas equipes que atuarem nos projetos;
  • Elaborar Manual de Organização de Acervos para as Unidades onde as equipes atuaram, bem como mantê-lo atualizado;
  • Contribuir para a preservação e conservação de documentos institucionais;
  • Assegurar que a eliminação de documentos na UFRJ seja realizada de acordo com as normas e legislação vigentes;
  • Promover treinamento visando à capacitação dos servidores na Instituição.

 

UFRJ Sistema de arquivos da UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ