SINTAE 2023

Trabalhadores Administrativos de Instituições Públicas de Ensino Superior de todo o país, enviem seu trabalho para o SINTAE UFRJ.

São 23 Grupos de Trabalho (GT)

Inscrições de 03/07/2023 a 03/09/2023

Edital

Informações sobre o evento em: https://conferencias.ufrj.br/index.php/sintae/SINTAE11

SIARQ terá GT próprio sobre Gestão de Documentos e Arquivos. Clique aqui.

GT 2 – Arquivos e Gestão de Documentos

Presencial

Inscrições de 03/07/2023 a 03/09/2023

O Seminário de Integração dos Técnicos Administrativos em Educação (SINTAE) da UFRJ acontecerá entre os dias 27/11/2023 a 01/12/2023.

Portal SEI-UFRJ

O portal do SEI-UFRJ está no ar! E agora é 4.0.

Todas as informações que você precisa sobre o SEI estão lá.

Acesse:

Fóruns de Profissionais de Arquivo e Protocolo da UFRJ

O objetivo inicial era garantir que a comunidade profissional da área apoiasse a implantação das políticas, planos, projetos, etc., que fossem de interesse dos arquivos da UFRJ.

O SIARQ entendeu que o objetivo deveria ser ampliado para que o Fórum se constituísse também, como espaço de debate permanente para a área de arquivo na instituição.

Reunião de Administradores SEI-UFRJ

A reunião foi realizada no dia 24/09/2019, no Auditório Samira Mesquita (antigo Salão Azul) no prédio da Reitoria. O Objetivo era prestar informações e esclarecimentos sobre o SEI-UFRJ. Os tópicos abordados foram:

  • Atribuições e importância dos administradores SEI-UFRJ;
  • Metodologia de implantação;
  • Portal do SEI-UFRJ (canal de comunicação);
  • Treinamento.

SIARQ marca presença no acolhimento de novos servidores da UFRJ

O SIARQ esteve presente, no último dia 4 de setembro, no acolhimento de novos servidores da UFRJ, evento organizado pela Pró-Reitoria de Pessoal.

Sendo representado pelo seu atual coordenador, Marcelo Vasconcelos d’Almeida, o chefe da Seção de Gestão de Arquivos Corrente e Intermediário, Élson Nalon, e pelo chefe do Protocolo Central, Fábio Barros, o SIARQ contribuiu com a apresentação de palestras, que abordaram temáticas relativas à Lei de Acesso à Informação (LAI), o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e a estrutura e os serviços prestados pelo Arquivo Central.

Da esquerda para a direita – Fábio Barros, Marcelo Vasconcelos d’Almeida e Élson Nalon.

Visita de alunos do Curso de Biblioteconomia ao Arquivo Central

O Arquivo Central recebeu nesta segunda-feira, dia 06 de maio, a visita de alunos da Disciplina “Gerenciamento Eletrônico de Documentos”, ministrada pela professora Ana Carvalho, do curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação.

Os visitantes foram recebidos pelo coordenador substituto do Arquivo Central, Marcelo Vasconcelos, pelo chefe da Seção de Arquivos Corrente e Intermediário, Élson Nalon, e pelo especialista em conservação preventiva de documentos, Alessandro Ossola, ex-aluno do curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação.

Na visita, os alunos tiveram a oportunidade de assistir a uma palestra sobre os procedimentos de gestão de documentos adotados pelo Arquivo Central e conheceram algumas instalações, como a sala de microfilmagem, o laboratório de revelação de microfilmes, a Seção de Digitalização de Microfilmes, a Seção de Arquivos Corrente e Intermediário e os depósitos de documentos.