Instrumentos de Gestão de Documentos
Atribuições
- Coordenar, em parceria com as respectivas chefias, o planejamento das atividades da Seção de Publicações, do Protocolo Central e da Seção de Arquivos Corrente e Intermediário;
- Buscar, constantemente, a melhoria no atendimento das demandas relativas à publicação de atos administrativos nos veículos oficiais de comunicação, às atividades de protocolo e ao correto gerenciamento de documentos em fases corrente e intermediária da Instituição;
- Identificar inovações tecnológicas, no âmbito da gestão de documentos, que possam contribuir para a eficiência dos serviços prestados pela Divisão;
- Zelar para que as determinações legais que regulam as atividades de protocolo e gestão de arquivos sejam cumpridas;
- Disponibilizar treinamento aos servidores da Instituição que atuam em atividades relacionadas aos serviços de protocolo, como também, na gestão de arquivos correntes e intermediários.
Protocolo Central
- Elaborar políticas, normas e manuais de serviço de protocolo;
- Atender ao público interno e externo (cidadão/aposentados/pensionistas);
- Orientar as unidades UFRJ quanto aos procedimentos de protocolo;
- Protocolar as solicitações de registro de diplomas das faculdades particulares;
- Gerir o material inerente às atividades de protocolo;
- Gerir o serviço de malotes da UFRJ;
- Gerenciar e fiscalizar os serviços de postagem de correspondências (via EBCT);
- Atuar na implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) na UFRJ;
- Orientar os usuários do sistema SEI-UFRJ.
Seção de Gestão de Publicações
- Atender a todas as unidades da UFRJ no que se refere à publicação dos atos administrativos no BUFRJ e DOU, revisando todos os documentos quanto à forma e estrutura;
- Receber e conferir e digitalizar os documentos destinados a compor o banco de dados da Seção, após a publicação;
- Gerenciar o banco de dados composto pelos documentos publicados em BUFRJ e DOU, no SIGAD e no SEI;
- Criar orientações administrativas dos serviços inerentes às atividades da Seção;
- Realizar levantamento de dados (relatórios) que sirvam de subsídio para tomadas de decisões do SIARQ;
- Atualizar conteúdo no site do Arquivo Central (SIARQ) no que se refere ao BUFRJ;
- Orientar usuários da UFRJ para acesso ao Sistema de Geração de Numeração (GNum);
- Orientar usuários da UFRJ na utilização da ferramenta de publicação do SEI-UFRJ;
- Atender ao público interno e externo, realizando pesquisas no BUFRJ (impresso e digital) e DOU (digital).
Seção de Arquivos Correntes e Intermediários
- Atender a pedidos de consultas, por membros da sociedade em geral, a processos arquivados;
- Realizar empréstimos de processos arquivados às demais unidades da UFRJ;
- Executar as atividades de gestão de documentos, como classificação, arquivamento, avaliação, descarte e recolhimento de processos de valor secundário ao arquivo permanente;
- Promover o correto descarte de processos, a partir da expiração de seus respectivos prazos de guarda, considerando a elaboração de Listagem de Eliminação de Documentos (LED) e as operações de registro da eliminação no sistema SIGAD.